• Nova Amargosa FM

A Psicóloga Mariana foi a convidada do Fala Cidade para bater um papo sobre o Setembro Amarelo

Atualizado: Set 12




A conceituada Psicóloga Clínica Mariana Angélica Andrade foi a convidada do programa jornalístico Fala Cidade da emissora de Rádio Amargosa FM 105,9 que tem como Âncora o apresentador Marco Antônio.


A entrevista aconteceu na última sexta-feira (10), no dia internacional no combate ao suicídio, o bate papo se concentrou em valiosos informativos sobre o tema; Saúde mental e emocional.


Na oportunidade Mariana destacou a importância do Setembro Amarelo onde se intensifica as discussões sobre o suicídio, e outros males que afetam a alma humana. O suicídio é uma realidade bem mais comum do que imaginamos e vem chamando atenção de toda a sociedade, tratando-se de um assunto bem delicado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados. Infelizmente, o estigma e o tabu relacionados ao suicídio e aos transtornos mentais fazem com que muitas pessoas que estão pensando em encerrar suas próprias vidas


Perguntada se Geralmente a pessoa que pensa em tirar sua vida costuma dar sinais? Destacou:

Classicamente são descritos os 4 Ds de risco para suicídio: Depressão, desesperança, desamparo e desespero. Além disso, as pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Elas podem dizer coisas como “Vou desaparecer.” “Vou deixar vocês em paz.” “Eu queria poder dormir e nunca mais acordar.” “É inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar.” As pessoas com pensamentos suicidas podem se isolar, não atendendo a telefonemas, interagindo menos nas redes sociais, ficando em casa ou fechadas em seus quartos, reduzindo ou cancelando todas as atividades sociais, principalmente aquelas que costumavam e gostavam de fazer.


O apresentador Marco Antônio perguntou se Dependentes de drogas são responsáveis por um número maior de tentativas de suicídio? Mariana destacou;

Pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas tentam se matar seis vezes mais do que pessoas sem essas condições. Essa é mais uma das graves consequências do uso de drogas. Assim, prevenir suicídio passa também por prevenir o uso de álcool e outras drogas.


Confira a entrevista na íntegra https://fb.watch/7Yt3Z_SYK_/


Onde encontrar ajuda

  • CAPS – (Centro de Atenção Psicossocial).

  • SAMU – Tudo que envolve o suicídio é uma emergência médica, em casos de urgência é necessário chamar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), através do número 192.

  • CVV – (Centro de Valorização da Vida) através do número 188.




Da Redação Amargosa FM



79 visualizações0 comentário