• Nova Amargosa FM

Amargosa completará 130 anos de emancipação política confira registros antigos e atuais




Neste próximo sábado Amargosa- BA completará 130 anos de emancipação política e a Emissora de Rádio Amargosa 105,9 reitera seu compromisso com a cidade de Amargosa, levando o melhor para os ouvintes da cidade mais doce do mundo!

BREVE HISTÓRICO DE AMARGOSA

A região onde hoje está situado o município de Amargosa era dominada pelos índios Sapuyás e Kariris, que viveram na região até o final do século XIX, quando, por volta do ano de 1884, após cerca de 40 anos de lutas, um grupo de índios foi preso e levado para Jequié e posteriormente Santa Cruz de Cabrália.


A resolução provincial nº 1.726 de 21 de abril de 1877 criou a Vila de Nossa Senhora do Bom Conselho de Amargosa, desmembrando-a de Tapera (atual Santa Terezinha). Amargosa foi elevada de Vila a condição de cidade pelo ato de criação datado de 19 de junho de 1891, assinado pelo então Governador do Estado da Bahia, José Gonçalves da Silva. Esse ato, porém, só foi efetivado em sessão solene do Conselho Municipal, realizada em 02 de julho de 1891.

A ORIGEM DO NOME

O nome da cidade é inspirado em uma espécie de pomba comum da região, a Pomba-Amargosa (Patagioneas Plumbea), de cor pardo-cinzento com lustro roxo. Sua carne é amarga, mas muito saborosa, o que atraía vários caçadores à região, através do convite: “Vamos às Amargosas!”. Atualmente existem registros dessa espécie vivendo na região do Timbó, reduto de Mata Atlântica da região.

Confira algumas fotos;













Banco do Brasil



Rua Rio Branco


Antiga Feira Livre Na Praça do Cristo

Fonte: ufrb.edu.com


Atualmente;








As Fotos destacadas acima estão disponíveis na internet sem o devido registro do fotografo


Da Amargosa FM

120 visualizações0 comentário