• Nova Amargosa FM

Aulas remotas da rede estadual de ensino começam no dia 15 de março; matrículas serão automáticas


As aulas da rede estadual de ensino serão retomadas no dia 15 de março, segundo informou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, ao lado do governador Rui Costa, durante o programa Papo Correria desta terça-feira (23/2), exibido nas redes sociais de Rui. Ele disse, porém, que os profesores começarão a ter orientações, para planejamento das aulas, a partir do dia 1º de março.


“Serão dois anos em um, o que chamamos de ‘ano contínuo’, para complementar a carga horária de 2020 e já iniciar a de 2021. O estudante entra na série que estaria em 2021. Com isso, serão seis dias de aulas em todo o ano (segunda a sábado)”, explicaram Rodrigues e Costa.


FASES

Jerônimo Rodrigues explicou como foi planejado o início das atividades. “Nós podemos detalhar essas atividades, neste primeiro momento, em três datas. No dia 1º de março, nós chamaremos os profissionais da educação para se prepararem e, para a divulgação, com maior força, do que nós iremos fazer. No dia 8 de março, nós iniciaremos a jornada pedagógica Paulo Freire, fechando um ciclo de planejamento e preparação da rede estadual. No dia 15 de março, iniciaremos as aulas de forma remota”.

O planejamento da Secretaria da Educação do Estado indica a realização dos dois anos letivos, de 2020 e 2021, até o dia 29 de dezembro, com 1.500 horas aula. Serão três fases de atividades escolares. Após a etapa 100% remota, será a vez da fase híbrida, com três dias da semana de aulas remotas e outros três de aulas presenciais e, por fim, a retomada das aulas 100% presenciais.


AULAS PRESENCIAIS

Sobre a volta das aulas presenciais, ainda não há data prevista e está condicionada aos parâmetros sanitários relacionados à Covid-19 no estado. Rui reforçou, porém, que o sistema “híbrido” (aulas remotas e presenciais) será feito progressivamente, quando a contaminação do coronavírus estiver sob controle. Além disso, o governador informou que foi colocada banda larga em todas as escolas do estado. Muitas, segundo ele, têm até 200 megas de velocidade.


MATRÍCULA AUTOMÁTICA

Outra informação trazida durante o Papo Correria foi em relação às matrículas. Segundo o secretário da Educação, elas serão feitas de forma automática, de modo que não precisarão ir às escolas ou fazer qualquer tipo de atualização pela internet. Para os que irão migrar da rede municipal para a estadual, um calendário específico está em fase elaboração e será divulgado em breve.

“Nós vamos disponibilizar canais de comunicação com a escola, com a Secretaria, com a Ouvidoria, para tranquilizar os pais sobre a matrícula”, acrescentou Jerônimo.


MATERIAL DIDÁTICO

De acordo com a Secretaria da Educação, foram selecionadas plataformas digitais qualificadas, cadernos de conteúdo e livros didáticos para garantir o ensino e a aprendizagem na primeira fase do ano letivo. “Nós continuaremos usando a TVE, agora com um canal específico, o Educa Bahia, para que a gente possa deixar permanente, durante todo o dia, as atividades programadas de educação e as lives que nós achamos importantes”, completou o secretário.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo