• Nova Amargosa FM

Bahia registra maior número de casos de covid em 24h desde agosto de 2021


A Bahia alcançou o maior número dos últimos cinco meses de casos de covid registrados em 24 horas. A marca aconteceu neste sábado (8), quando o boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou 1.543 casos da doença. É o maior número desde o dia 8 de agosto do ano passado. O registro de mortes também vem aumentando. No último dia 7, a Bahia teve 20 óbitos, número que não era alcançado desde setembro.


A única ressalva em relação ao registro de casos diários vai para o dia 26 de dezembro de 2021, quando o boletim divulgou 4.065 casos por conta dos registros represados do dia 11 ao dia 25, que não tiveram boletim. O vácuo se justifica pela instabilidade do sistema do Ministério da Saúde, causada pelo ataque hacker no dia 10 de dezembro.

A explosão de casos acontece, principalmente, em 2022. No primeiro dia do ano, foram 171 novos casos registrados. Em relação aos 1.543 casos do sábado (8), o aumento é de 802,3%. Segundo especialistas, é o reflexo das festas de Natal e Ano Novo, que ainda pode se estender até o final de janeiro.

Felipe Ferreira, de 24 anos, foi um dos que se contaminaram durante o Réveillon. Ele viajou com amigos para Morro de São Paulo. “Comecei a sentir febre entre os dias 2 e 3 de janeiro. Das pessoas que estavam na casa comigo, metade pegou covid, mas todos estão bem e tiveram sintomas leves”, diz Felipe.

O aumento do número de casos, até o momento, não pressiona na mesma proporção o sistema de saúde porque a maioria dos infectados está como Felipe e seus amigos, com sintomas leves. Mas aumentos de internações e óbitos já foram registrados e autoridades estão alertas.

O número de pacientes internados em UTI na Bahia vem crescendo desde o dia 8 de dezembro, quando o número estava em cerca de 200 pessoas internadas. Neste domingo (9), o boletim informou 328 pessoas. A taxa de ocupação de leitos covid está em 51% no estado, sendo 43% para enfermaria e 70% para pediátrica; e 58% para UTI adulto e 83% para pediátrica. Em Salvador, a ocupação está em 73%. São 71% para enfermaria adulto, 87% para enfermaria pediátrica, 68% para UTI adulto e 95% para UTI pediátrica.

A Bahia já soma, conforme boletim divulgado neste domingo (9), 1.277.608 casos confirmados desde o início da pandemia e 27.592 mortes. São 4.461 casos ativos. Os municípios com mais casos confirmados são: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Camaçari.


Artistas infectados e shows cancelados

A alta de casos de covid-19 na Bahia está provocando uma série de cancelamentos de eventos, seja por medida de precaução ou porque artistas estão sendo diagnosticados com a doença. Neste final de semana, ao menos sete shows foram cancelados ou adiados.

O Ensaio da Timbalada, que aconteceria neste domingo (9) no Candyall Ghetto Square, foi transferido para o dia 23 porque o cantor Denny Denan testou positivo. A assessoria da banda informou que o cantor está em isolamento e com sintomas leves.

As apresentações do projeto “Verão da Osba”, que seriam realizadas neste sábado (08), no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, e domingo (09), no Teatro Castro Alves, foram canceladas após músicos e membros da equipe da Orquestra Sinfônica da Bahia apresentarem sintomas de gripe. “Além disso, também foi levado em conta o aumento de casos relatados nos últimos dias de gripe e covid-19 em Salvador, na Bahia e em todo Brasil”, diz o comunicado divulgado nas redes sociais do TCA.

A dupla Anavitoria suspendeu o show que faria neste sábado (8) em Salvador, no Centro de Convenções. O comunicado foi transmitido ao público durante o evento, após duas horas de atraso, gerando vaias. As artistas explicaram que o resultado dos exames foi divulgado muito próximo ao horário do show e indicou que membros da equipe estão com covid. Ana e Vitória estão em isolamento em Salvador até se certificarem se estão ou não infectadas. Ainda não há data para um novo show.

O evento “Pranchão” que aconteceria no sábado (8) com Durval Lelys e Saulo também foi adiado.

A Pérola Entretenimento, empresa responsável pelas carreiras dos artistas, informou que Durval e parte da equipe dos cantores testaram positivo para covid-19. O evento será marcado para uma data ainda a ser definida. O Baile Pierrot, que aconteceria neste sábado (8), na nova área de eventos da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, foi adiado após o aumento de casos de covid-19 e Influenza, em Salvador. O evento foi marcado para 20 de fevereiro, com as mesmas atrações: Bailinho de Quinta, Gerônimo e Fanfarra Pierrot. No Pipa Sun Sessions, o cantor Tuca Fernandes foi substituído por Dan Valente após ser diagnosticado com covid. A edição aconteceu neste domingo (9), no Pipa Beach Club, na Praia do Flamengo. O Pier Sound, que aconteceria no sábado (8) com as bandas Sorriso Maroto e Pagodart, foi cancelado. O comunicado não informou o motivo do cancelamento. Por conta do aumento no número de casos de covid-19 e de gripe em Salvador, a Festa Magia, que aconteceria no próximo dia 15 de janeiro, na Arena Fonte Nova, com shows de Luiz Caldas e Zeca Baleiro, foi adiada. Em comunicado, a organização do evento informou que nova data deve ser anunciada ainda esse mês.

Fonte: Correio24horas.

33 visualizações0 comentário