• Nova Amargosa FM

Bombeiros alertam para cheias do Rio de Contas e pede evacuação de população ribeirinha


O comandante do corpo de bombeiros de Jequié Marcos Maia alertou a população referente as informações repassadas pela Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco (Chesf) de que a Barragem de Pedras, em Jequié, irá liberar um grande volume de águas por conta das chuvas entre esta sexta-feira (10) e sábado (11).

O alerta é para que as pessoas das cidades que estão próximas ao Rio de Contas em áreas de risco se retirem afim de evitar maiores tragédias.

Segundo o comandante a possibilidade é de se chegar 380 a 400 metros cúbicos de água por segundo no Rio de Contas em razão da vazão da barragem de pedras, um equivalente a uma vazão de 400 mil litros de água por segundo e no sábado é que tenha um aumento nesses números chegando a 550 metros cúbicos e no domingo 650 metros cúbicos.

Já na segunda feira a previsão é que a vazão chegue a 700 metros cúbicos por segundo; um montante de 7 mil litros de água chegando ao Rio de Contas por segundo.


Ao meio dia desta sexta-feira (10) a barragem de pedras estava com 64% do armazenamento acima do normal o que preocupa quando se pensa nas estatísticas divulgadas pelo instituto de meteorologia que prever para este início de fim de semana o equivalente a 100 milímetros em chuvas na região.

O corpo de bombeiros de Jequié está com uma equipe grande já preparada para atendimento na região devido as previsões climáticas. Fonte:Irajuba Realidade

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo