• Nova Amargosa FM

Governo decide zerar imposto de importação sobre etanol até dezembro


O governo federal anunciou nesta segunda-feira (21) que decidiu zerar o imposto de importação do etanol até 31 de dezembro deste ano. Segundo o G1, a decisão foi tomada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia e ainda precisa ser publicada para entrar em vigor. Segundo o ministério, as duas medidas devem ser publicadas no Diário Oficial da União de quarta-feira (23).


Ainda de acordo com a publicação, o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, informou que a medida pode baratear a gasolina nas bombas de combustível em até R$ 0,20 por litro, porém, isso não significa, no entanto, que a diferença será repassada ao consumidor, já que o cenário internacional continua instável.

“Isso é uma análise estática, os preços eventualmente podem continuar subindo. O que significa que, na prática, essa medida estaria diminuindo ou arrefecendo a dinâmica de crescimento numa magnitude da ordem de R$ 0,20”, explicou Guaranys.


Atualmente, segundo o governo, o imposto é de 18% sobre o etanol que venha de fora dos países que integram o Mercosul. O Brasil também negocia cotas específicas de imposto zero com países como os Estados Unidos – acima do volume acordado, cada litro adicional está sujeito à tarifa de importação.


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo