• Nova Amargosa FM

Governo federal avalia pagar ‘bolsa caminhoneiro’ contra alta no diesel


O governo federal estuda criar um “voucher caminhoneiro” contra a alta nos preços dos combustíveis, sem interferir na política da Petrobras. Conforme o jornal Folha de S. Paulo, a ideia seria restituir o valor equivalente ao PIS/Cofins aos caminhoneiros quando o diesel ficasse mais caro após o cálculo de uma média dos quilômetros rodados.

Apesar da possibilidade, auxiliares de Jair Bolsonaro acreditam que a medida mais viável seria a criação de um fundo com excedentes de royalties. Assim seria possível pagar a Petrobras e importadores quando os preços oscilarem. O tema já foi discutido uma vez pelo governo em 2018, quando o presidente era Michel Temer (MDB).

Na visão do vice-presidente Hamilton Mourão, a criação do fundo é a única saída. “Na minha visão, a solução para isso é se a gente conseguisse criar um fundo soberano com base nos royalties do petróleo, e este recurso, quando houvesse essas flutuações, fosse usado para amortecer os aumentos. Não tem outra solução fora disso aí”, afirmou.

Bahia.ba

23 visualizações0 comentário