• Nova Amargosa FM

Hospitais de 16 cidades baianas estão com UTIs 100% ocupadas


Apesar do avanço na vacinação, algumas cidades da Bahia enfrentam o pior momento da pandemia. Nessa segunda-feira (17), hospitais de 16 municípios do interior estavam com 100% de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), de acordo com os dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Essa realidade está acompanhada por um momento de explosão de novos casos e também falta de medicamentos para o tratamento da covid.


Essa é a situação de Paulo Afonso, por exemplo, cidade localizada a quase 500 quilômetros de distância de Salvador. O município de 120 mil habitantes já é o quinto na Bahia com mais casos ativos de covid-19: 379, segundo os dados da Sesab, mas 455, segundo o último boletim epidemiológico do município. Por lá, o Hospital Municipal Aroldo Ferreira está com os 10 leitos de UTI ocupados e há falta de medicamentos.


“No momento, estamos passando por um caos em Paulo Afonso. Não tenho como colocar mais pacientes, estou correndo para abrir leitos e preciso do apoio de todo mundo. Quem tiver insumos, medicações que possam nos ajudar, vejam, nos ajudem, enviem. Estou com meus processos em andamentos, com meus fornecedores para entregar. Tenho fornecedores que dizem que os fabricantes não têm matéria prima para entregar o que a gente comprou. Então, para dar suporte a todos vocês, preciso que vocês me ajudem”, disse o secretário interino de Saúde de Paulo Afonso, Adonel Júnior.

Essa declaração foi dada em um áudio vazado dirigido para os colegas das cidades vizinhas. A veracidade da gravação foi confirmada pela prefeitura e pelo próprio secretário.

“Estamos vivenciando um verdadeiro caos, porque diariamente recebemos centenas de pessoas de toda uma região e, por mais que tenhamos insumos e profissionais, tem um momento que os medicamentos não atendem a alta demanda”, disse.

Mas não é só a região Norte da Bahia, onde Paulo Afonso está localizada, que sofre com a ocupação das UTIs. As 16 cidades com hospitais lotados estão espalhadas em oito das nove macrorregiões. Confira a lista completa das unidades de saúde ocupadas e seus respectivos municípios no final do texto.


Lista dos hospitais com 100% de ocupação da UTI na Bahia:

Na região Centro-leste: Hospital De Feira De Santana Hospital Da Chapada, em Itaberaba Hospital Regional Da Chapada, em Seabra

Na região Extremo-sul: Hospital De Tratamento Covid19, em Eunápolis

Na região Leste: Hospital Santa Helena, em Camaçari Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus

Na região Nordeste: Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas

Na região Norte: Hospital Municipal Aroldo Ferreira, em Paulo Afonso Hospital Regional de Juazeiro

Na região Oeste: Hospital Central de Barreiras

Na região Sudoeste: Hospital Municipal de Caetité Hospital Regional de Guanambi Hospital São Vicente de Paulo, em Vitória da Conquista

Na região Sul: Hospital Vida Memorial, em Ilhéus Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna Hospital São Vicente em Jequié

Leia a matéria original em Correio


66 visualizações0 comentário