• Nova Amargosa FM

INSS: 13° salário inicia em maio; veja todas as datas


Foto; Bruno Silva

A antecipação do 13º salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá o pagamento iniciado neste mês, no dia 25. A medida pretende beneficiar os segurados do instituto e injetar na economia brasileira cerca de R$ 50 bilhões.

Antecipação do 13º salário do INSS

A liberação da antecipação do 13º salário estava prevista desde o mês de fevereiro deste ano. No entanto, sobre justificativa de atrasos e impasses com o Orçamento de 2021, a medida só foi liberada agora.

Thank you for watching

A antecipação foi viabilizada por meio da publicação do Decreto nº 10.695/2021 no início deste mês, oficializando a antecipação do benefício para os aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS.

Quem tem direito ao 13º salário?

Conforme as regras do INSS, os segurados que têm direito ao 13º salário são os que recebem:

  • Auxílio-doença;

  • Auxílio-acidente;

  • Auxílio-reclusão;

  • Pensão por morte.

Vale ressaltar que os cidadãos que estão recebendo benefícios temporários ou que serão cessados até 31 de dezembro, terão direito de receber o 13º salário, calculado proporcionalmente ao tempo de duração do auxílio.

Calendário de pagamentos

O decreto que oficializou a liberação do 13º salário estabeleceu o pagamento do abono em duas parcelas, sendo a primeira com 50% do benefício para maio e a segunda com os outros 50% para junho.

Benefícios com valor de até um salário mínimo




















Benefícios com valor acima de um salário mínimo



116 visualizações0 comentário