• Nova Amargosa FM

Janeiro tem aumento de 300% na procura por testes de covid-19 na Bahia


O ano nem bem começou e janeiro já registra um aumento significativo na busca por testes de detecção da covid-19. De acordo com o laboratório Sabin, houve um aumento de 300% na procura por esse tipo de exame nos quatro primeiros dias do mês na Bahia, em comparação com o mesmo período do ano passado. Com o aumento da demanda tanto para testagem da covid-19 quanto da gripe, os fornecedores já sentem a pressão para atender os pedidos. Na saúde pública também há uma busca maior por interessados em confirmar o diagnóstico. No Bonfim, nesta quinta-feira (06), 83 pessoas testaram positivo (veja abaixo).


A diretora-médica do Laboratório LPC, Daniela Lima, observou um aumento de 77% na procura pelos testes para a covid-19 ainda em dezembro de 2021, em relação ao mesmo período de novembro. Já nos primeiros dias desse ano, o aumento chegou a 100%. “Os primeiros cinco dias de janeiro foram bem intensos, estamos realizando diariamente o dobro dos testes que fizemos por dia em dezembro”, acrescenta.


Em meio ao avanço da variante ômicron do coronavírus e da cepa H3N2 do influenza, apenas na rede Drogaria São Paulo, em Salvador, entre o primeiro e o quarto dia de janeiro, foi registrado um aumento de 191% na procura por testes nas unidades da farmácia. Já nas vendas, o aumento foi de 293%. Em dezembro, enquanto muitas pessoas se preparavam para passar as festas de final de ano com familiares e amigos, nos meses de novembro e dezembro, o aumento foi de 11%, ainda segundo dados da rede. (Correio)

45 visualizações0 comentário