• Nova Amargosa FM

No seu dia Agentes Comunitários de Saúde de Amargosa cobram valorização da categoria


Foto: Bruno Silva/ Agentes Comunitários de Saúde de Amargosa- BA

Medo, preocupação, desafio, responsabilidade são palavras usadas por agentes comunitários de saúde da Cidade de Amargosa- Ba que saíram em marcha pelo Centro da cidade para descrever as sensações experimentadas diante da pandemia de covid-19, cobrando a valorização da categoria.


Ao lado de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, esses trabalhadores são parte integrante das equipes multiprofissionais nos serviços de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Em meio à crise sanitária, tornaram-se fundamentais na disseminação de informações e no monitoramento de comunidades aonde só se chega de barco.


Neste 4 de outubro, como tem ocorrido todos os anos, o trabalho desempenhado por esses profissionais será homenageado mais uma vez por diversos órgãos de saúde. O Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde foi instituído pela Lei Federal 11.585/2007. A data também tem sido anualmente lembrada pela categoria para cobrar melhores condições. São tantas as reivindicações em meio à pandemia que, em maio, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados organizou uma audiência pública para debatê-las.


Da Redação Amargosa FM/ com informações da Agência Brasil



70 visualizações0 comentário