• Nova Amargosa FM

O Programa "Boa Noite Doutor" recebeu o renomado Urologista Dr. Eduardo Deda. Confira;


Foto: Bruno Silva

O Programa "Boa Noite Doutor" que vai ao ar pela Emissora de Rádio Amargosa FM 105,9, de segunda a sexta-feira a partir das 18hs 30 min, entrevistou nesta última quinta- feira (20), o médico Urologista Dr. Eduardo Deda, onde esclareceu questões sobre o tema: Câncer de Próstata e saúde masculina. O programa é comandado pelo Jornalista Marco Antônio. Idealizado pelo novo Hospital Coração do Vale.


Em entrevista o Dr. Eduardo destacou o que é a Próstata, e os cuidados que os homens de meia-idade devem ter.


Perguntado pelo apresentador "o que é a Próstata é como se identifica o câncer nessa área? Afirmou "A Próstata esta localizada na parte baixa do abdome, a próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino e tem a função de fabricar esperma, líquido que nutre os espermatozoides e facilita seu deslizamento até o óvulo.

Destacou que entre os 40 e 50 anos de idade, as células prostáticas começam a se multiplicar, em parte estimuladas pela própria testosterona, e promovem um crescimento anormal da glândula, a chamada hiperplasia benigna da próstata, que afeta de 80% a 90% dos indivíduos do sexo masculino na meia-idade, segundo especialistas. Dada sua proximidade com os órgãos do trato urinário, a glândula, aumentada, pressiona a bexiga. Com isso, o homem passa a ter dificuldade para expelir todo o volume urinário acumulado, sentindo necessidade de urinar várias vezes, especialmente durante a noite


Pode acontecer também de as células que se multiplicam na região serem malignas e capazes de invadir tecidos vizinhos, dando origem ao câncer de próstata, o segundo mais comum no sexo masculino".


Durante o programa o Doutor tirou duvidas de ouvintes e desmistificou assuntos relacionados ao câncer de próstata como; "Andar de Bicicleta aumenta a chance de câncer de próstata?". "andar de bicicleta não influencia a próstata, não muda seu tamanho nem a evolução da progressão de seu crescimento.


O que andar de bicicleta pode fazer, dependendo da intensidade, é alterar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Essa proteína é dosada com o intuito de detectar precocemente o tumor de próstata" disse.



Da Redação Amargosa- FM


98 visualizações0 comentário