• Nova Amargosa FM

Salvador: Aglomeração e poucas máscaras marcam retorno do Porto da Barra


Após 242 dias de fechamento, uma das praias mais importantes de Salvador foi reaberta aos banhistas nesta terça-feira (17). Disputado cartão-postal da porção central da capital baiana, o Porto da Barra sempre atrai muitos visitantes que buscam a animação da faixa de areia e suas águas tranquilas. Hoje, a situação não foi diferente do normal, apesar do contexto de pandemia global vivido pela sociedade.


A equipe do BNews esteve presente na praia na tarde de hoje, flagrando a grande maioria dos banhistas sem utilizar máscaras de proteção contra o coronavírus e sem manter o distanciamento social de 1,5 metro, medidas que reduzem a proliferação do vírus. Além disso, a grande circulação de pessoas nos espaços próximos à orla também jogam a favor do aumento de casos de Covid-19.

A reabertura da praia do Porto da Barra é parte das ações de retomada pós-pico da crise sanitária, seguindo uma série de protocolos definidos pela prefeitura de Salvador, como a abertura apenas de terça-feira à sábado e a proibição de cadeiras de praia, mesas e sombreiros, além do fechamento de acessos estratégicos à praia. Além do Porto, as praias de Buracão e da Paciência também foram reabertas nesta leva.


A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) estavam escaladas para efetuar o controle de infratores das normas sanitárias, no entanto, acabaram não conseguindo evitar aglomerações e quebras das regras definidas pelo Poder Público. Até fora da faixa de areia era possível visualizar pessoas sem máscaras, algumas inclusive divulgando informações falsas sobre a pandemia.

10 visualizações0 comentário