• Nova Amargosa FM

Salvador terá capacidade de vacinar por dia até 70 mil pessoas contra a Covid-19, diz secretário


Salvador ainda não tem um prazo para o início da imunização contra a Covid-19, mas caso isso ocorra os primeiros a serem imunizados na cidade serão aqueles considerados mais vulneráveis ao vírus. Durante entrevista na manhã desta terça-feira (15) à TV Bahia, o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, afirmou que esse público-alvo é formado por 560 mil pessoas, são eles idosos, pacientes com comorbidade, profissionais da saúde e agentes da área da segurança.


A capacidade do município é de vacinar até 70 mil pessoas por dia e estocar até 160 mil doses. Ainda segundo o secretário, a pasta tem “conversas avançadas” com o Instituto Butantan que desenvolve a vacina Coronavac em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac Life Science. Ele ressaltou que não fará distinção da origem da vacina.

“A população de Salvador pode ficar tranquila porque da nossa parte não terá nenhum tipo de politização, na semana passada conversei com o secretário Fábio Villas-Boas e com a equipe de Pazuello. Nós não temos esse problema, seja a vacina chinesa e inglesa, de onde vier, o que queremos é que seja uma vacina eficaz para a população. Já estamos em fase avançada com o Butantan, o prefeito ACM Neto e o prefeito eleito Bruno Reis conversaram com o governador do estado de São Paulo, João Doria, e eu já estou em contato com o instituto e eles já colocaram para nós quais serão os critérios para a venda externa, para fora de São Paulo. O máximo de doses que o município de Salvador puder comprar, nós iremos comprar”, comentou Prates.

A cidade conta com 43 unidades de saúde com freezers que chegam a – 33 graus. “Além de que Salvador tem quatro super freezers, como estão sendo chamados, que chegam a temperatura de – 83 graus”, completou.


A Prefeitura de Salvador anunciou na semana passada, por meio de nota, que já conta com toda estratégia e a estrutura necessária para iniciar a vacinação contra Covid-19. Técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) elaboraram um Plano Municipal de Imunização que define as etapas da mobilização, público eletivo prioritário e fluxo de acesso às doses através da rede SUS no município.

Bnews

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo