• Nova Amargosa FM

Usinas de oxigênio hospitalar serão instaladas em Barreiras, Irecê e Vitória da Conquista


A Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) vai instalar três usinas de oxigênio hospitalar no interior baiano, nas cidades de Barreiras, Irecê e Vitória da Conquista para resolver questões com abastecimento do insumo.


“Inicialmente, com a colocação de tanque de oxigênio líquido de alta capacidade no município de Barreiras, vamos liberar para distribuição 100 cilindros, o que deve garantir a suficiência de oxigênio na Bahia junto com concentradores, que são maquinas individuais, e que o Ministério da Saúde ficou de mandar para a gente. Já pedimos há 45 dias e não recebemos, mas serão muito bem vindos”, disse Vilas-Boas.

Ainda conforme o gestor estadual, na questão do oxigênio hospitalar, a dificuldade da Bahia é garantir o ressuprimento dos cilindros em algumas regiões. “Em função disso, ao longo desses dois meses, remanejamos cilindros para essas regiões que tinham dificuldade de encher com maior frequência, de modo que eles pudessem ficar mais tempo sem entrar no limite de exaustão e esvaziamento desses cilindros”, explicou.

Em relação à ajuda prometida pelo Ministério da Saúde, a SESAB afirma não saber ainda quantos concentradores de oxigênio vai receber. O pedido, feito há 45 dias, foi de 400 equipamentos, de acordo com Vilas-Boas.

A Tarde

26 visualizações0 comentário