• Nova Amargosa FM

Vacinação contra Covid-19 para idosos acima de 90 anos é iniciada em Salvador


Mulher de 103 anos foi a primeira idosa a ser vacinada em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Começou na manhã desta terça-feira (2) a vacinação contra a Covid-19 em idosos acima de 90 anos, em Salvador. A primeira pessoa vacinada foi uma ex-enfermeira de 103 anos.


A vacinação foi escalonada de acordo com a idade.

Segundo a prefeitura, quatro pontos de imunização atenderão exclusivamente esse público:


  • Drive-thru do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris

  • Drive-thru no Atacadão, em Fazenda Coutos

  • Sala de vacina da Unidade de Saúde da Família (USF), em Plataforma

  • Sala de vacina do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris

A expectativa é imunizar cerca de 7,8 mil idosos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS), residentes na capital baiana.

Os idosos com 90 anos ou mais, preferencialmente os acamados ou com dificuldade de locomoção, podem solicitar a vacina domiciliar pelo site da Vacina Express. As equipes volantes terão a capacidade de atender até 70 agendamentos domiciliares por dia, priorizando a tabela definida pelas idades.

Antes de comparecer aos locais de imunização, é necessário que o idoso ou responsável verifique se o nome conta na lista disponibilizada no site da Secretaria Municipal de Saúde. Caso não esteja, a atualização cadastral pode ser feita pelo portal Recadastramento SUS.

Outra opção é fazer a atualização de forma presencial no 5º Centro de Saúde. Nesse último caso, o serviço pode ser feito pelo titular ou por algum responsável com a apresentação da carteira de identidade, CPF, RG e comprovante de residência. Caso o idoso esteja presente no ato do cadastramento já poderá receber a dose da vacina, de acordo com idade/data.

Os idosos que estejam neste momento apresentando qualquer doença aguda devem postergar o uso da vacina e consultar seu médico para serem liberados para imunização.

Calendário da vacinação de idosos acima de 90 anos

  • Terça-feira (2): idosos a partir de 95 anos;

  • Quarta-feira (3): idosos com 94 anos:

  • Quinta-feira (4): idosos com 93 anos;

  • Sexta-feira (5): idosos com 92 anos;

  • Sábado (6): idosos com 91 anos;

  • Domingo (7): idosos com 90 anos;

Imunização nas ilhas

De acordo com a prefeitura, na quarta-feira (3), equipes volantes realizarão a vacina de idosos residentes nas Ilhas de Bom Jesus e Paramana. Já na quinta-feira (4), será a vez dos idosos de Ilha de Maré a receber a primeira dose do imunizante.

Para isso, a SMS realizou um mapeamento prévio das localidades onde esses indivíduos residem para contemplar integralmente os moradores das ilhas vinculadas a Salvador com a vacinação domiciliar. (G1)

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo